sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

MEIO AMBIENTE- CARTA DE UM JACARÉ








Amigos habitantes do planeta Terra, eu gostaria que vocês lessem esta carta e refletissem um pouco:

“Queimadas destroem toda vegetação”, “Aumento do nível dos oceanos”, “Evaporação das águas do oceano”, “Desequilíbrio dos ecossistemas”, “Aumento de desertos”. Quando teremos notícias positivas?

Temos que agir, pois a temperatura está subindo e isso está causando o aumento de tufões, furacões e ciclones. A natureza está reagindo por causa de todos os sofrimentos que passou durante todos estes anos, prejudicando a nós, animais, e também a você, seres humanos.

Eu tenho um amigo, que tem um amigo, tio do filho do sobrinho dele, que é um urso polar. E ele está sofrendo muito por causa do descongelamento dos pólos. Já perdeu com essa brincadeirinha a metade da sua família, que morreu tanto com falta de alimento como falta de habitat, pois o urso polar não tem sua estrutura preparada para viver em um deserto.

Nós podemos chamar tudo isso de desequilíbrio ambiental. Mas não são só os seres dos pólos que sofrem, não. Eu, um ser da Floresta Amazônica, estou ameaçado, posso não estar em capas de revistas anunciando que estou sendo ameaçado, como outros animais. Se dermos uma olhada, todos os seres vivos, sejam racionais ou irracionais, estão ameaçados, principalmente os animais.

Eu, um ser que vivo das águas da Floresta, daqui a pouco não estarei mais aqui. Pois, a água está esquentando, sua temperatura está se elevando cada vez mais. Eu sou um animal forte, rápido principalmente na hora de me alimentar, mas, com o tempo, irei enfraquecendo e não agüentarei mais o rojão. Não terá mais peixes para eu me alimentar, eles já estarão mortos, pois são mais fracos e também não agüentarão a temperatura. Portanto, morrerei de calor, de fome e de tristeza por a terra estar acabando assim de maneira tão triste.

Claro que posso reproduzir mais descendentes para minha espécie não acabar, mas para quê?Só para eles morrerem de forma trágica, feito eu? Infelizmente, nós animais, não podemos fazer nada. Eu sou apenas um jacaré, aquele que todos têm medo e acham impressionante nos ver nos zoológicos. Somos fortes para as presas, mas só vocês seres humanos podem nos ajudar, ajudar vocês mesmos.

Eu não quero acabar como os meus antepassados, os répteis, os dinossauros que habitaram o planeta há 230 milhões de anos, que acabaram extintos. Dizem que eu sou um animal pré-histórico. Mas vocês querem que nós só possamos ser vistos apenas nos museus? Eu quero ser visto sim na televisão, “os impressionantes botes do jacaré”. Por favor, ajude-nos, e se ajudem.

Parabéns, vocês já criaram um chamado protocolo de Kyoto, que vigorou a partir do dia 16 de fevereiro de 2005 com o objetivo de diminuir o efeito estufa, mas, infelizmente os Estados Unidos não aceitaram e assim permanece o nosso sofrimento. Vocês sempre adiando o dia de dar propostas para melhorar o mundo, vocês só se darão conta quando o sofrimento atingir a vocês e isso já está acontecendo, o aviso é breve, muitos países já foram atacados por vários furacões, tufões e etc.

A natureza está se rebelando. É melhor vocês tomarem cuidado. Então, pensem bem para terem um futuro melhor. Cuidem, preservem e só retirem da natureza o necessário! Tenham todos consciência, assim poderemos acabar com a idéia do fim do mundo.


Abraços,
Um Jacaré
Tainá de Carvalho Gonçalves

Um comentário:

  1. Texto claro e objetivo que mostra a preocupação que devemos ter com o meio ambiente. Beijos

    ResponderExcluir